Total de visualizações de página

Currículo literário

Ligado à imprensa desde 1999, atuando como jornalista, revisor e cronista, Sérgio Bernardo nasceu no bairro de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
Manteve, entre 2003 e 2009, a coluna literária semanal "LetraLivre", publicada no caderno "Light", do jornal "A Voz da Serra". Nesse mesmo veículo, publicou dezenas de matérias sobre cultura e arte.
Poeta e contista, começou a dedicar-se à literatura em 1984, tendo recebido prêmios em diversos estados do Brasil, várias cidades de Portugal e também na Argentina. Entre os prêmios destacam-se o Helena Kolody de Poesia, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Paraná; o Paulo Leminski de Contos, organizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo; e o OFF Flip de Poesia, em 2006, uma das realizações do evento literário paralelo à Flip, em Paraty/RJ.
Participa do documentário “Um bonde chamado Santa Teresa”, de 2006, dirigido por Jorge Ferreira, falando um poema seu sobre o conhecido bondinho desse bairro carioca.
Participou, em maio de 2009, das Jornadas Pessoa-Crowley, realizadas pela Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, Portugal.
Está presente em diversas antologias, no Brasil e no exterior, entre as quais a “Meninos” (Belo Horizonte/MG, 2009), “Tramas” (Montevidéu, Uruguai, 2010) e o “Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa” (Instituto Piaget de Almada, Portugal, 2010).
Já coordenou, no Sesc de Nova Friburgo, três círculos de leitura compartilhada: em novembro de 2009, “Consciente poesia negra”, uma coletânea de poetas negros do Brasil e países africanos lusófonos; em novembro de 2010, “100 vezes Rachel”, sobre os cem anos de nascimento da escritora Rachel de Queiroz; e em abril de 2011, “Datas de Abril – Versos da identidade brasileira”.
Em maio de 2011, foi um dos convidados para mesa de autores do I Festival Literário Raul Pompéia, evento realizado nas ruínas da igreja onde o escritor foi batizado, em Jacuecanga, Angra dos Reis.
Tem dois livros publicados: “Caverna dos signos” (poesia e narrativa), de 2005, editado a convite da Secretaria de Cultura de Nova Friburgo/RJ, cidade onde vive; e “Asfalto” (poesia), pela editora Selo OFF Flip, lançado em agosto de 2010 em Paraty/RJ.
É membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras, emérito da Academia de Letras, Artes e Ciências de Conselheiro Lafaiete e efetivo da Academia Friburguense de Letras e da Academia de Letras do Rio de Janeiro, onde também é patrono da cadeira nº 5.
Alimenta o blog de poesia "Tudo vira poesia" e colabora no blog "Concursos Literários", em parceria com os escritores Rodrigo Domit e Joakim Antonio.
No jornal online "Sobrecapa Literal", editado pela escritora Ana Cristina Melo, assina a coluna "Sem poesia não dá".